Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Alimentação mediterrânica faz bem ao cérebro!
Núcleo de Nutrição
Alimentação mediterrânica faz bem ao cérebro!
14 Novembro 2016
Uma investigação publicada na revista Neurology mostra um estudo muito interessante que nos diz que vamos beneficiar muito dos bons hábitos que adquirimos ao longo da vida.

Este estudo seguiu 674 idosos com idade média de 80 anos e sem demência. A informação alimentar foi recolhida através de questionários de frequência alimentar. Foram também analisados o volume cerebral total, o volume de substância cinzenta, o volume total de substância branca, a espessura cortical e a espessura em áreas especificas. A adesão à dieta mediterrânica e grupos de alimentos específicos foram associados com o volume cerebral e espessura através de modelos de regressão ajustados para idade, sexo, etnia, educação, índice de massa corporal, diabetes e capacidade cognitiva.

Para indivíduos com adesão maior à dieta mediterrânica foi associado um maior volume ceberal total, maior área de substância cinzenta e de substância branca. A ingestão de mais peixe do que carne também foi associada a medições mais positivas.
A adesão à dieta mediterrânica e particularmente a maior ingestão de peixe e menor de carne foi associada a menor atrofia cerebral o que equivaleu a um efeito de 5 anos de envelhecimento para quem não apresenta padrão alimentar mediterrânico.

Veja mais sobre a dieta mediterrânica aqui.

Dieta mediterranica
Nutrição e Cerebro
Nutrição e envelhecimento
Nutrição para a saúde
Publicado por:
Núcleo de Nutrição
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password