Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Helena Santos
Alimentação de elevado índice glicémico estimula áreas cerebrais relacionadas com desejos alimentares
16 Julho 2013

Um estudo publicado no mês passado no American Society for Nutrition, avaliou algo que já foi muito estudado – o impacto do índice glicémico dos alimentos na fome, mas com a vantagem de ter verificado também o efeito a nível de estimulação cerebral.

O estudo foi feito em 12 homens com excesso de peso ou obesidade que consumiram refeições com elevado e baixo índice glicémico em 2 ocasiões. Ter um elevado índice glicémico quer dizer, de forma simplificada, que a velocidade de entrada dos açúcares da refeição no sangue, será maior.

Verificou-se que depois das refeições de elevado índice glicémico, o açúcar no sangue era superior e baixava mais rapidamente e que a sensação de fome era também maior após estas refeições. Áreas do cérebro relacionadas com a recompensa e com desejos de comida, foram mais estimuladas após a refeição de elevado índice glicémico.

Assim, será mais benéfico por exemplo comer um pouco de massa com carne acompanhada de uma boa salada crua do que um prato cheio de massa e um pouco de carne. Assim como será melhor acompanhar uma fruta com um iogurte natural ou algumas amêndoas, do que comê-la isoladamente.

Nota: a imagem pretende espelhar o que é o índice glicémico e foi retirada daqui.


Nutrição e Cerebro
Nutrição para a saúde
Obesidade
Publicado por:
Helena Santos
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password