Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Alho ajuda o sistema imunitário e é anti-inflamatório
Núcleo de Nutrição
Alho ajuda o sistema imunitário e é anti-inflamatório
01 Junho 2015
Há muito tempo que se fala dos benefícios do alho, mas pouca investigação existe sobre os seus efeitos no equilíbrio do sistema imunitário. Este ano, uma investigação publicada no Journal of Immunology Research compilou o que de mais recente se sabe sobre os efeitos do alho no sistema imunitário.

Este estudo de revisão mostra que os estudos avaliados efectivamente comprovam que o alho estimula o sistema imunitário através da estimulação de certas células como os macrófagos, linfócitos, células natural killer, células dendríticas e eosinófilos. Os mecanismos de acção incluem a modulação de secreção de citocinas, produção de imunoglobulinas, fagocitose e activação de macrófagos. O efeito anti-inflamatório é marcado.

Como a disfunção imunitária está presente num grande número de doenças, podemos dizer que os compostos presentes no alho são ferramentas que podem ajudar em doenças como a obesidade, síndrome metabólico, desordens cardiovasculares, úlceras gástricas e até cancro. A maior parte dos seus efeitos devem-se à activação de citocinas.

Pondere suplementação de alho se precisa de melhorar o seu sistema imunitário e se não precisa, beneficie na mesma dos benefícios do alho juntando-o sempre que possa nas suas refeições. 


Nutrição e inflamação
Nutrição para a saúde
Publicado por:
Núcleo de Nutrição
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password