Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Adoçantes causam intolerância à glicose?
Núcleo de Nutrição
Adoçantes causam intolerância à glicose?
06 Outubro 2014
Uma investigação publicada na revista Nature veio lançar mais uma vez a polémica sobre os adoçantes.

Esta investigação mostrou em ratos que a sacarina, a sucralose e o aspartame eram capazes de alterar a flora intestinal e causar intolerância à glicose. Na investigação foi bem notória a relação entre a flora intestinal e as consequências da utilização dos adoçantes.
Num pequeno estudo de complemento a estas conclusões animais, 7 indivíduos foram sujeitos a doses elevadas de sacarina e em penas 4 dias, o metabolismo da glicose de 4 dos participantes piorou muito.

Se estes adoçantes não são absorvidos e vão acabar por ter como destino final o intestino (e não a circulação sanguínea), parece-nos óbvio que haja alterações na flora intestinal já que as bactérias se alimentam do que permanece no nosso intestino.

Uma só investigação não permite tirar conclusões, são obviamente necessários mais estudos. Isto é o que mais argumentam os defensores dos adoçantes.

Por aqui, preferimos ficar "de pulga atrás da orelha” e continuamos a ser apologistas do que é natural e não do que é artificial. Para quê, estar à espera que vários estudos comprovem que os adoçantes fazem mal se podemos desde já usar o mínimo de açúcar possível, adoçar com fruta, experimentar stevia, ser fisicamente ativo e desfrutar de uma alimentação natural?

Sugerimos esta e esta leitura.


Nutrição para a saúde
Tóxicos alimentares
Publicado por:
Núcleo de Nutrição
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password