Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Açúcar elevado no sangue aumenta risco de doença de Alzheimer
Núcleo de Nutrição
Açúcar elevado no sangue aumenta risco de doença de Alzheimer
24 Agosto 2015
É sabido que quem a presença de diabetes aumenta o risco de doença de Alzheimer, apesar de ainda não se perceber muito bem porquê. Agora começa a entender-se o mecanismo um pouco melhor.

Investigadores descobriram que a resistência à insulina e consequentes níveis elevados de açúcar no sangue que precedem o aparecimento da diabetes (estado de pré-diabetes) estão relacionados com baixa performance em testes de memória.

A forma como o cérebro utiliza a sua fonte de alimento, o açúcar, está alterada, quando existe resistência à insulina. Contrariando a resistência à insulina e melhorando os níveis de açúcar no sangue é possível contrariar o aumento do risco de desenvolvimento de doença de Alzheimer. Mas para isso, é preciso que estes valores aumentados sejam diagnosticados e que atitudes sejam tomadas.

A resistência à insulina pode piorar o funcionamento mental por diminuir a utilização de insulina em partes do cérebro relacionadas com a doença de Alzheimer, mas isso não significa que a resistência à insulina cause a doença.

150 adultos com 61 anos em média e sem problemas cerebrais de qualquer espécie, foram testados neste estudo. Mais de 2/3 dos participantes tinham um parente com doença de Alzheimer, cerca de 40% tinham uma mutação genética que aumentava o risco de doença e 5% tinham diabetes tipo 2.

A resistência à insulina foi associada a um metabolismo alterado de açúcar no cérebro. Piores performances nos testes de memória foram relacionadas com menor metabolismo de glicose na parte esquerda do lobo temporal.

Já havia muitas razões para ter sempre os seus valores de açúcar controlados no sangue, esta é mais uma!
Faça exercício e tenha uma alimentação saudável!


Nutrição e Cerebro
Nutrição e envelhecimento
Publicado por:
Núcleo de Nutrição
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password