Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Açúcar a mais leva a maior risco de recidiva de cancro do cólon
Núcleo de Nutrição
Açúcar a mais leva a maior risco de recidiva de cancro do cólon
14 Dezembro 2015
Investigadores Dana-Farber Cancer Institute, mostraram que a reincidência de cancro do cólon é maior em pacientes que consomem mais açúcares e hidratos de carbono no geral.

O açúcar leva a libertação de insulina que é uma hormona anabólica – de constituição de reservas. O açúcar por si só é alimento para células, sejam elas saudáveis ou não e parece aumentar a proliferação de células cancerígenas e impedir a sua morte celular. Por isso, esta ideia de que açúcar em excesso pode não ser bom para pacientes com cancro não é nova.

Ao que parece, será muito boa ideia, para todos nós (já era sabido) mas especialmente para pacientes que já tiveram cancro, controlar a quantidade de hidratos de carbono que ingerem, tendo uma alimentação mais equilibrada com proteínas e gorduras também em quantidades adequadas. 

No estudo em questão, a relação foi encontrada em pacientes com cancro do cólon e obesos. Os pacientes foram seguidos 6 meses depois de intervenção cirúrgica para cancro do cólon e a sua alimentação foi monitorizada, bem como confirmada a quantidade de hidratos de carbono, carga glicémica e índice glicémico.

Os resultados foram claríssimos: os pacientes com maior ingestão de hidratos de carbono tiveram 80% mais risco de recorrência de cancro ou morte, quando comparados com os pacientes cuja ingestão de hidratos de carbono era menor.

O excesso de açúcar ou hidratos de carbono no geral e em excesso não é bom para nenhum de nós, mas ainda mais quando se está a ultrapassar uma situação de cancro. 


Nutrição na doença
Nutrição para a saúde
Prevenção do cancro
Publicado por:
Núcleo de Nutrição
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password