Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Gisela Carrilho
Ácidos gordos ómega-3 podem reduzir substancialmente e de forma significativa os sinais e sintomas da osteoartrite
21 Outubro 2011

A Osteoartrite é causada quando a cartilagem nas extremidades dos ossos se desgasta provocando rigidez e dor nas articulações. 
De acordo com  um novo estudo publicado no jornal Osteoarthritis and Cartilage, uma dieta alimentar rica em ómega 3 reduziu, em 50%, os sinais clássicos de osteoartrite precoce, tais como a degradação do colágenio na cartilagem e a perda de moléculas responsáveis pelas propriedades de absorção do choque.

Esta investigação é um passo importante para mostrar que os ácidos gordos ómega-3, provenientes do óleo de peixe ou do óleo de linhaça, pode ajudar a atrasar  a progressão da osteoartrite, ou mesmo impedir sua ocorrência.
Além disso, houve fortes indícios de que ómega-3 influencia a bioquímica da doença, e portanto, não só ajuda a prevenir a doença, mas também diminui a sua progressão.

Comentários:
 - Actualmente, não existe um tratamento farmacológico totalmente eficaz para atrasar a progressão da doença, e o tratamento é limitado ao alívio da dor e, por fim, à substituição da articulação. Paralelamente a maioria das dietas alimentares apresentam défice em ácidos gordos ómega-3, com dietas alimentares que possuem até 30 vezes mais ómega-6. Neste contexto, a ingestão ómega-3 constitui uma ajuda na correcção desse desequilíbrio e pode contribuir positivamente para a prevenção e tratamento de outros problemas de saúde tais como doenças cardio-vasculares.

Nota: imagem retirada daqui.


Nutrição e inflamação
Nutrição na doença
Nutrição para a saúde
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password