Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Gisela Carrilho
Ácido fólico na alimentação materna reduz risco de cancro na infância
25 Maio 2012

De acordo com um estudo divulgado este mês e publicado na revista Pediatrics, a inclusão de ácido fólico na alimentação de mulheres em idade fértil pode reduzir a incidência de cancro de rim e de alguns tipos de tumores cerebrais nas crianças.
Os resultados indicaram uma redução no número de casos de crianças com esses tipos de cancro desde que a dieta alimentar materna fosse fortificada em ácido fólico - uma vitamina do complexo B presente em alimentos como brócolos, tomate, cogumelos e feijão.
Os investigadores basearam-se em dados de 1986 a 2008 do Instituto Nacional de Cancro dos EUA, e seguiram 8.829 crianças que foram diagnosticadas com cancro desde o nascimento até os quatro anos de idade.
A equipa observou que a taxa de incidência do cancro de rim mais comum entre crianças aumentou entre 1986-1997 e diminuiu em seguida, o que coincidiu com o ano em que a medida da Food and Drug Admnistration (FDA)  foi colocada em prática - fortificação em ácido fólico -
Paralelamente o número de casos de um  tipo de tumor cerebral aumentou entre 1986-1993 e reduziu em seguida. De acordo com Kimberly Johnson, uma das autoras do estudo, embora essa mudança não tenha acontecido simultaneamente com a medida da FDA, em 1998, ela coincidiu com as recomendações de 1992 que indicavam que as mulheres deviam consumir um mínimo de 400 microgramas de ácido fólico por dia.

Comentários:
- Esta é uma das razões pela qual a nossa consulta de Preparação da Maternidade tem inicio, idealmente, 6 meses antes de engravidar, onde incluímos todas as mulheres que pretendem ser mães, e todas aquelas que já estão grávidas, de forma a optimizar o aporte nutricional durante esta fase tão importante para o desenvolvimento do feto. 

Nota: Imagem retirada daqui.


Gravidez e amamentação
Prevenção do cancro
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password