Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

A memória de adultos stressados beneficia com ácido fólico e vitamina B12
Helena Santos
A memória de adultos stressados beneficia com ácido fólico e vitamina B12
30 Outubro 2012

O stress em exagero é altamente inflamatório para as células nervosas e desgasta o organismo em geral e a capacidade mental em particular. As vitaminas B são cruciais para a transmissão nervosa e são precisas em maior quantidade quando o nível de stress é elevado.

Um estudo do American Journal of Clinical Nutrition do início deste ano vem precisamente corroborar estas afirmações. O estudo pretendeu verificar se a suplementação de Ácido Fólico (400 μg) e Vitamina B12 (100 μg) prevenia o declínio cognitivo em idosos com stress psicológico elevado.

Foram seguidos 900 idosos durante 2 anos, foi feita intervenção para redução de sintomas depressivos através de actividade física e entrega de documentação sobre sintomas depressivos para aumentar o conhecimento teórico. Além disso, parte dos participantes serviu de controlo e a outra parte fez a suplementação. O declínio cognitivo foi avaliado aos 12 e 24 meses.

Não houve diferenças a nível da orientação e atenção, mas ao fim dos 24 meses concluiu-se que a suplementação de ácido fólico e vitamina B12 melhorou a memória dos idosos suplementados.


Nutrição e Cerebro
Nutrição e envelhecimento
Publicado por:
Helena Santos
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password