Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Helena Santos
A importância do Potássio na Hipertensão arterial
28 Março 2011
Um artigo publicado este mês no Current Hypertension Reports, refere que tal como defendemos na nossa prática clínica, além do sódio (consumo de sal) há outros aspectos importantes no combate não farmacológico da hipertensão. O aumento de alimentos ricos em potássio ajuda na diminuição da pressão arterial.

Esta diminuição foi encontrada em estudos observacionais, ensaios clínicos e meta-análises. Tenham ou não deficiência de potássio no inicio do estudo, o efeito de diminuição da pressão arterial foi notado em hipertensos e em indivíduos saudáveis.
A diminuição da pressão arterial reduz o risco de acidente vascular cerebral (AVC), doença coronária, enfarte do miocárdio e outros eventos cardiovasculares. Aumentar o consumo de potássio é por isso uma forma de actuação alimentar para prevenir a doença.
 
Comentários:
- A alimentação é uma arma que está a alcance de todos usar.
- O potássio é encontrado em abundância em muitos alimentos, e é especialmente fácil de obter em frutas e legumes. Exemplos de boas fontes: acelga, cogumelos, espinafres, couve, couve de bruxelas, brócolos, abóbora, beringela, melão, tomate, salsa, pepino, pimentão, açafrão, damascos, raiz de gengibre, morango, abacate, banana, atum, linguado, couve-flor.

Nota: imagem retirada daqui

Prevenção cardiovascular
Publicado por:
Helena Santos
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password