Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

A flora intestinal também influencia o apetite – trata da sua?
Núcleo de Nutrição
A flora intestinal também influencia o apetite – trata da sua?
22 Agosto 2016
Uma investigação publicada no The American Journal of Clinical Nutrition mostrou mais uma vez como é importante o nosso intestino para toda a nossa saúde e desta vez, também para a perda de peso.
Os ácidos gordos de cadeia curta são produzidos no nosso intestino por acção da nossa flora intestinal e são muito importantes na regulação energética. Os investigadores pretenderam verificar se a produção de propionato poderia ter efeitos a nível central, no apetite. Não havia até à data estudos em humanos que mostrassem esta interacção.

Durante o estudo foi investigado o efeito que a produção de propionato no cólon, tem no cérebro, mais especificamente na resposta antecipatória dejhjhjhj durante a visualização de fotos de comida. anticipatory reward responses during food picture evaluation
A hipótese testada era que quantidades elevadas de propionato reduziria as respostas de recompensa e a ingestão energética "ad libitum” através da estimulação da secreção de hormonas anorexigénicas (diminuem o apetite) no intestino.

20 intervenientes não obesos foram sujeitos a ressonâncias magnéticas que permitiram ver s respostas cerebrais quando visualizavam fotos de comida. Antes disso tinham ingerido uma solução que se sabia que estimulava a produção de propionato no cólon.
O aumento do propionato diminuiu as respostas cerebrais a fotos de alimentos de elevada densidade energética (muito calóricos) e também diminuiu a ingestão de alimentos quando os participantes puderam comer o que quisessem. Estas alterações foram independentes da libertação de peptídeo YY, GLP-1, glicose ou concentrações de insulina.

Portanto, um passo para o controlo do apetite pode ser a modulação da flora intestinal. Ter uma flora saudável e permitir que a nossa alimentação forneça substratos que a flora possa aproveitar (fibras, hidratos de carbono complexos) para fermentar e produzir os ácidos gordos de cadeia curta como o propionato.
 


Nutrição para a saúde
Obesidade
Publicado por:
Núcleo de Nutrição
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password