Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Daniela Seabra
A enorme influência das embalagens na nossa ingestão de Bisfenol A e ftalatos
18 Abril 2012

Os Ftalatos e o Bisfenol A são 2 constituintes dos plásticos que têm conhecidos efeitos de disrupção hormonal (um disruptor hormonal é um composto que quando entra no nosso organismo vai alterar a comunicação hormonal).

Um estudo publicado na edição de Julho de 2011 da Environmental Health Perspective, pretendeu avaliar o impacto das embalagens dos alimentos na ingestão de bisfenol A e de um tipo de ftalato, o DEHP (ftalato de di-2-etilhexila). Para isso pediu a 20 voluntários que durante 3 dias não consumissem nenhum alimento embalado e apenas consumissem alimentos frescos, e que depois retomassem os seus hábitos de consumo, sendo avaliada a sua excreção urinária destes compostos. 
 A excreção urinária de bisfenol A diminuiu em média 66%, com uma diminuição máxima de 76%, e a excreção urinária de DEHP diminuiu em média 53-56%, com um valor máximo de 93-96%. Ou seja, bastou alterar a forma como vinham embalados os alimentos para diminuir substancialmente a exposição a estes compostos tão nefastos. 

Comentários: 
  - há determinados compostos ambientais aos quais não conseguimos "fugir", mas podemos evitar compostos deste género simplesmente ao mudarmos a forma como compramos os nossos alimentos. 
   - e muito importante, nós como consumidores temos o poder para mudar esta situação: basta comprar os alimentos não embalados. 
   - outro exemplo que também já vi, foi levar um recipiente de vidro para o supermercado para aí ser colocado o nosso alimento "mais húmido" como peixe ou carne. 
  - fica aqui novamente o conselho: evite as embalagens, evite os plásticos, pela sua saúde, e sem dúvida nenhuma, pela saúde do planeta.  

Tóxicos alimentares
Publicado por:
Daniela Seabra
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password