Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Gisela Carrilho
A alimentação da grávida favorece desenvolvimento de diabetes e obesidade no bebé
20 Janeiro 2012

São vários os estudos que demonstram que a alimentação da grávida condiciona e pode favorecer o desenvolvimento de doenças crónicas no bebé, nomeadamente diabetes e obesidade.


Já em em Julho de 2011 um estudo publicado no Journal of Physiology ,demonstrou que uma dieta alimentar com excesso de gordura durante a gestação potencia, no bebé, o desenvolvimento de diabetes na idade adulta.


Segundo um recente estudo realizado nas universidades Cambridge e Leicester e publicado no Cell Death and Differentiation durante o período de gestação o consumo de dietas alimentares de baixo valor nutricional favorecem a acumulação de gordura no fígado e nos músculos do bebé anos, mesmo décadas,  depois do nascimento. Isto acontece porque a molécula miR-483-3p passa a ser expressa em quantidades elevadas, potenciando a acumulação de gordura,  especialmente nestes locais, conduzindo a um maior risco de desenvolvimento de diabetes e esteatose hepática.

Comentários:

- Este facto, reforça a necessidade de todas as mulheres em idade reprodutiva receberem educação alimentar.  Actualmente verifica-se um excesso do consumo de  alimentos de péssima qualidade nutricional (ricos em gorduras prejudiciais, açúcar e aditivos alimentares) e por isso, dada importância dos factores nutricionais durante a gravidez, criámos a nossa consulta dirigida às futuras mamãs. Respondemos a todas as dúvidas solicitadas, de forma a melhorar a saúde da próxima geração, e reduzir o risco de doenças como a diabetes, frequentemente associada à obesidade.

Nota: Imagem retirada daqui.

Gravidez e amamentação
Nutrição para a saúde
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password