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5 porções de legumes e frutas diminuem mortalidade mas mais do que isso parece não ter efeito
Núcleo de Nutrição
5 porções de legumes e frutas diminuem mortalidade mas mais do que isso parece não ter efeito
11 Janeiro 2016
Uma investigação publicada no BMJ's Journal of Epidemiology and Community Health conluiu que 7 porções de legumes e frutas diminuiam o risco de morte. Mas uma meta-análise publicada no BMJ mostrou que a partir de 5 porções parece não haver efeito adicional.

Este estudo avaliou 16 outras investigações (coortes prospectivas) que seguiram indivíduos entre 4.6 a 26 anos. No total dos estudos foram seguidos 833 234 pessoas e constataram-se 56 423 mortes. Um consumo elevado de frutas e legumes foi associado a menor risco de morte por todas as causas, particularmente doenças cardiovasculares.
Cada porção adicional de frutas ou legumes reduziu em 5% o risco de morte. Mas os investigadores encontraram um patamar a partir do qual a diminuição do risco estagnou: 5 porções de frutas/legumes.

No caso específico de morte por cancro, a associação não foi tão forte e os investigadores pensam que será porque o efeito de falta de exercício, consumo de álcool, inactividade física e hábitos tabágicos pesa também muito nesta patotogia.

Não queremos com isto desencorajar o consume de frutas e legumes, muito pelo contrário! Ficou mais uma vez demonstrado que o risco de morte diminui com o aumento do consumo de futas e legumes. Só não precisa de consumir muito mais do que 5 porções.
5 porções representam por exemplo 3 peças de fruta por dia mais o consumo de sopa ao almoço e jantar e legumes como acompanhamento. Já consome esta quantidade?


Nutrição para a saúde
Prevenção cardiovascular
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