Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Gisela Carrilho
3º Tipo de colesterol - O Vilão
25 Janeiro 2013

De acordo com um recente estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology existe um 3º tipo de colesterolque é o mais perigoso no desenvolvimento das doenças coronárias.
 
Além do colesterol HDL (“bom” colesterol) e do colesterol LDL (“mau” colesterol), existe um 3º tipo, designado colesterol "feio", que faz aumentar o risco de aterosclerose (placas de ateroma que bloqueiam as artérias). Ao contrário do que se possa pensar a soma do HDL-c e LDL-c não é igual ao colesterol total. É nessa diferença que se esconde o colesterol "feio", de densidade muito mais baixa do que o LDL-c.
 
O estudo envolveu 73 mil participantes dinamarqueses com uma cardiopatia isquémica decorrente de aterosclerose coronária e mutações genéticas que conferem altos níveis do tal colesterol "feio". Os resultados indicam que existe uma relação causal entre os elevados níveis de colesterol feio e a aterosclerose – tendo as pessoas com elevados níveis deste tipo de colesterol um risco quase 3 vezes maior do que as outras de desenvolver uma cardiopatia isquémica. Ou seja, um aumento do colesterol feio de 39 mg/dl de sangue corresponde a um aumento de 2,8 do risco causal de doença cardíaca isquémica.

Comentários:
- A forma de evitar este vilão é evitando o excesso de peso e a obesidade, uma vez que os elevados níveis de colesterol "feio" resultam de elevados níveis de gordura no sangue (triglicéridos). Neste sentido, as pessoas com elevados níveis deste colesterol devem ser aconselhadas a perder peso. Mais uma vez salientamos, aqui,  a importância da prevenção.

Nota: imagem retirada daqui.


Obesidade
Prevenção cardiovascular
Publicado por:
Gisela Carrilho
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password