Marcar Consulta
Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional

Nutrição Funcional
3 em cada 10 portugueses sofrem de desnutrição
27 Outubro 2010
Esta frase pode ser lida no passado dia 15 de Outubro, na véspera do dia da Alimentação, no Jornal Público.
Trata-se de um artigo que fala da incidência da desnutrição em Portugal, que incide principalmente em idosos. Este é o mesmo País que está colocado no 2º lugar da Europa em termos de Obesidade Infantil.

Apesar de parecerem duas realidade completamente opostas, a nossa experiência diz-nos que elas podem estar mais próximas do que possamos imaginar, pois a obesidade não significa ausência de desnutrição - muito pelo contrario, pode mesmo estar associado a uma desnutrição gravíssima. 

Quando falamos de obesidade, falamos de excesso de acumulação de gordura (com todas consequências organicas que daí advêm), e não dos níveis de vitaminas, minerais ou ácidos gordos essenciais. A nossa experiencia diz-nos mesmo que a maior parte dos individuos com obesidade têm deficiência de gordura!! Não do tipo de gordura que se acumula, mas do tipo de gordura essencial para o funcionamento do sistema imunitário, do controlo hormonal entre muitas outras funções. É curioso verificar que a substituição da qualidade de gorduras consumidas induz perda de peso. Por isso é que quem frequenta as nossas consultas de Nutrição fala da nossa forma de actuação tão diferente e eficaz.  

Relativamente à desnutrição em Portugal, nós diriamos mesmo que estes números podem mesmo ser superiores, pois o tipo de desnutrição mencionado é a desnutrição "visivel", associado a magreza extrema. Se contabilizarmos os níveis adequados de nutrientes essenciais para o correcto funcionamento do organismo, este número era sem dúvida bastante superior. Basta pensar que apesar de inúmeros organismos oficiais recomendarem uma elevada ingestão de legumes, a maioria da população passa dias sem tocar neles... 


  

Nutrição e envelhecimento
Obesidade
Publicado por:
Nutrição Funcional
Partilhe

0 Comentários

Inserir Comentário

Entrar




Novo Utilizador?
Recuperar Password