Português  

 

Início > nutrição funcional > Blog Nutrição Funcional

Blog Nutrição Funcional
A mostrar mensagens , Julho 2010  Mostrar todas as mensagens

Nutrition Coach - para uma efectiva mudança de hábitos alimentares Segunda-Feira, 9 Agosto, 2010

 "É fácil ter bons hábitos, e é fácil ter maus hábitos. O difícil é mudar de hábitos".

    Para algumas pessoas, a mudança de hábitos alimentares pode ser um desafio e para outras parece algo impossível . Sabemos o que devemos fazer, como fazer mas…a verdade é que nem sempre o fazemos. Qual a razão? Cada um tem a sua!

Por isso, criamos o Nutrition Coach - que é a aplicação da metodolgia do Coaching à Nutrição

O Coaching é uma ferramenta que faz com que as pessoas brilhem!

O Coaching é uma relação profissional orientada para um objectivo, que cada pessoa define inicialmente e que o ajuda a produzir os resultados desejados.  

Você é o perito da sua vida e possui todos os recursos necessários para fazer com ela o que quiser.

 

Em cada sessão:

            - Você escolhe o objectivo da conversa;

            - O Coach escuta, faz observações e perguntas.

Esta interacção clarifica a situação e leva-o à acção. A acção, o seu auto-conhecimento e a auto-transformação que fará após cada sessão, permitirão que atinja os resultados pretendidos.

Assim sendo, através da aplicação da metodologia do Coaching à Nutrição e Alimentação, será capaz de perceber o que o impede de mudar. Será capaz de conseguir obter o objectivo desejado, no que diz respeito à sua alimentação.
Pode ser trabalhado qualquer objectivo que para si faça sentido, como por exemplo:
   - "quero perder peso"
   - "quero arranjar tempo para fazer exercicio"
   - "quero começar a cozinhar"
   - "quero gerir a minha alimentação para conseguir ter tempo para as crianças" 
  - entre muitos outros objectivos possíveis.   

Comentários:
 - esta ferramenta é extremamente útil para todos aqueles com dificuldades na mudança dos seus hábitos alimentares.
 - as sessões de Nutrition Coach devem ser precedidas por uma consulta de nutrição. Caso já tenha tido a sua consulta de nutrição, pode passar directamente para as sessões de Nutrition Coach.
- para mais informações ver aqui

Publicado por: Nutrimodulation|Comentários: 0
EtiquetasAs nossas novidades| Nutrition Coach

 

Consumo excessivo de frutose e de gorduras saturadas associado a doença hepática Sexta-Feira, 30 Julho, 2010

   Já há muito que se fala dos efeitos prejudiciais do consumo excessivo de frutose no aparecimento de doença hepática, e este estudo vem confirmar novamente esta relação. 
 
   Segundo este estudo publicado recentemente no Jornal Hepatology, os ratos que foram alimentados a uma dieta rica em frutose e em gorduras saturadas, desenvolveram fibrose hepática.  

  Comentários:
  - esta frutose estudada é aquela consumida de forma concentrada, e não aquela que é consumida através da fruta. O consumo de frutose cresceu como uma possivel alternativa ao açucar comum, sendo muitas vezes usada como ingrediente de alimentos "sem açúcar" ou mesmo em alimentos "para diabéticos".
- deixamos aqui o alerta para a leitura cuidadosa dos rótulos antes de consumir os alimentos....

Nota.imagem retirada daqui

Publicado por: Nutrimodulation|Comentários: 2
EtiquetasNutrição na doença

 

Resveratrol - nova arma contra a cegueira? Quarta-Feira, 28 Julho, 2010

 O resveratrol, conhecido antioxidante presente no vinho, já tem demonstrado inúmeros efeitos benéficos a nível cardiovascular. O mais recente efeito relaciona-se com os vasos sanguineos do olho, cujo mau funcionamento pode condicionar cegueira. 
 
  Segundo os autores deste estudo efectuado em ratinhos, e publicado no American Journal Pathology, o resveratrol foi capaz de impedir o crescimento exagerado de vasos sanguíneos no olho, e ao mesmo tempo, eliminar os vasos sanguineos anormais que já se tinham formado. 

Comentários: 
- O resveratrol apresenta sem dúvida inumeros efeitos benéficos a nível cardiovascular, mas tem o "defeito" de estar associado ao álcool. Mas já existem suplementos nutricionais em que este composto aparece isolado. Podemos assim tirar partido de todos os seus efeitos benéficos, sem qualquer consumo de álcool. 
 - Para quem não tem qualquer problema com o consumo de álcool, recomendamos o consumo de 1 copo de vinho tinto por refeição.  

Nota: imagem retirada daqui

 

Publicado por: Nutrimodulation|Comentários: 0
EtiquetasNutrição na doença| Prevenção cardiovascular

 

Nutrigenética - a nutrição do futuro já chegou Sexta-Feira, 23 Julho, 2010

















Comer de acordo com o nosso perfil genético?

É verdade, a nutrição do futuro já chegou,e já pode fazer parte das suas consultas.

A análise Nutrigenética consite na análise dos nosso genes e revela a predisposição para doenças cardiovasculares, demências e doença de Alzheimer, osteoporose, maior vulnerabilidade à intoxicação de origem ambiental, doenças oncológicas, e perturbações associadas ao envelhecimento precoce.

De acordo com a informação fornecida pelos seus genes, poderemos estabelecer, de forma absolutamente personalizada, o melhor e mais eficaz plano alimentar e nutricional para cada pessoa.

Pode ver mais informações aqui.

Publicado por: Nutrimodulation|Comentários: 2
EtiquetasAs nossas novidades| Nas noticias| Nutrigenética e Nutrigenómica

 

Entrevista de uma das nossas Nutricionistas à APAT - Associação dos Transitários de Portugal Quinta-Feira, 22 Julho, 2010

      Saiu na edição de Maio/ Junho 2010 da Revista APAT- Associação dos Transitários de Portugal - uma entrevista reallizada pela Dra. Danuta Kondek, consultora, formadora e sócia gerente da Funktor, à  nossa nutricionista, Daniela Seabra, sobre o tema a Saude do Empresario.

A Dra. Daniela Seabra abordou questões relacionadas com os hábitos alimentares do empresário, e as consequencias destes para a sua saúde e capacidade de decisão.

Para ver a entrevista na integra clique aqui

Publicado por: Nutrimodulation|Comentários: 0
EtiquetasAs nossas novidades| Nas noticias

 

Determinados alimentos associados ao aumento de incidencia de Esclerose Multipla Quarta-Feira, 21 Julho, 2010

  Foi apresentado no 20º Encontro da Sociedade Europeia de Neurologia (ENS), realizado em Berlim, a seguinte conclusão: a produção de alimentos processados, nomeadamente a margarina, carnes processadas, compotas e marmelada, chocolates, bolos e cerveja, apresenta uma relação estatistica com o aumento da indicência de esclerose multipla. 
  
  Segundo o epidemiologista alemão, Klaus Lauer, um dos autores deste estudo que advém de dados recolhidos de 7 países europeus, ainda é cedo para concluir uma relação causa-efeito, mas existe uma relação directa desta ligação, e que esta deve ser investigada.   
   
Comentários:
  - A alimentação é um factor de extrema importância numa doença crónica inflamatória como a Esclerose Multipla, pois determinados alimentos são capazes de agravar a doença, enquanto outros alimentos apresentam efeitos benéficos.   
- Os alimentos mencioados estão, no nosso ponto de vista, de certa forma relacionados com o agravamento desta doença, pelo que não nos surpreende esta associação. Aguardamos por isso novas conclusões sobre este assunto. 
 
Nota: imagem retirada daqui

Publicado por: Nutrimodulation|Comentários: 1
EtiquetasNutrição e inflamação| Nutrição na doença

 

Artigo no Jornal de Penafiel Terça-Feira, 20 Julho, 2010

Novo pólo de Penafiel já dá que falar.

A Dra. Helena Santos é uma das nossas nutricionistas e foi convidada, pela Radio Clube de Penafiel, a debater o tema sobre os efeitos do sal.

E depois da rádio vem o jornal. A Dra Helena Santos, iniciou um ciclo de escrita no jornal Notícias de Penafiel, sendo o primeiro artigo sobre antioxidantes. Definição, sugestões alimentares e dicas de um batido antioxidante são exemplos do tema abordado.

O novo pólo de Penafiel, além da consulta de Nutrição, disponibiliza também, consulta de Medicina Dentária, consulta de Psicologia e Life-Coach e consulta de Medicina Funcional Integrativa.

Publicado por: Nutrimodulation|Comentários: 2
EtiquetasAs nossas novidades| Nas noticias

 

Chocolate preto melhora os vasos sanguíneo em pessoas com doenças arterial coronária Segunda-Feira, 19 Julho, 2010

  
  Segundo um estudo publicado recentemente no Journal of the American College of Cardiology , o chocolate preto melhora a saúde dos vasos sanguíneos, aumenta o número de celulas regeneradoras e diminui a pressão arterial sistólica em doentes cardiovasculares.

  Segundo os autores deste estudo, este efeito benéfico do chocolate preto está nos flavanóis, um tipo de flavonóides.

  Comentários:
  - Já tinhamos publicado outros estudos acerca do papel benéfico do chocolate preto na doença cardiovascular. 
   -Torna-se cada vez mais evidente o papel deste alimento na prevenção, e segundo este estudo, tambem no tratamento de alterações cardiovasculares.
  - Por isso, aconselhamos a toma deste "comprimido" - um quadrado de um bom chocolate preto, com mais de 80% de cacau.
- Para maximizar o efeito deste, deixe-o derreter lentamente na boca - além dos efeitos cardiovasculares mencionados, terá acesso a todos os benefícios sensoriais associados a este acto... recomendamos ainda que a toma deste "comprimido" seja feito num ambiente calmo, de forma a tirar o máximo partido desta experiência.

Nota: imagem retirada daqui


Publicado por: Nutrimodulation|Comentários: 0
EtiquetasPrevenção cardiovascular

 

 
 E-mail  Comentar  Newsletter  Blog  Partilhar
 Ir para o topo
 
Entradas Recentes
Novo site
segunda-feira, 14 Abril, 2014
Próximos Eventos
       


2009 © NBRSolutions,Lda. - Todos os direitos reservados.