Início > nutrição funcional > Consultas > nutriçao desporto

nutriçao desporto

Estas consultas são realizadas pela Dra Gisela Carrilho, em Lisboa ou online.

A quem se destina? A desportistas e atletas cujo objectivo é melhorar o rendimento.

Quais as diferenças entre atleta e desportista?
O Desportista é aquele que pratica exercícios físicos por lazer e/ou pela procura de uma forma física desejada, normalmente sem objectivo de melhoria de performance ou participação em competições (caminhadas, ir ao ginásio). O Atleta é aquele que recebe um treino direccionado para um objectivo específico, ou seja, busca uma melhoria de performance numa modalidade desportiva específica, normalmente com intenção de competição (natação, futebol, andebol, voleibol, triatlo,etc..)

O que permite aumentar a performance desportiva e atingir o sucesso?
A nutrição é, provavelmente, o factor mais decisivo para o sucesso desportivo. São vários os estudos científicos que demonstram que a performance e a saúde do atleta podem ser beneficiadas com a adesão a um comportamento alimentar adequado ao seu esforço. De facto, a nutrição deve ser inserida no plano de treinos no sentido de optimizar o sucesso dos atletas. Não só antes da competição ou desporto intenso, mas também antes e depois das sessões de treino.

Aconselhamento Nutricional fundamentado
A avaliação do estado nutricional do atleta é essencial. Uma incorrecta hidratação, o excesso de peso ou proporções inadequadas de massa gorda e massa magra podem ter consequências negativas na performance desportiva. O atleta é um indivíduo sujeito a gastos energéticos superiores que resultam em exigências nutricionais específicas. São vários os factores condicionantes a ter em conta na avaliação das necessidades nutricionais como o género, a composição corporal, a altura, a genética, a fisiologia, a psicologia, a biomecânica e o próprio tipo de exercicio (frequência, intensidade e duração dos treinos). Os atletas devem ainda considerar que estão propensos a um maior stress fisiológico e oxidativo durante o exercício, sendo a sua recuperação e preparação um dos principais objectivos da nutrição desportiva.

Para o atleta, não é só o tipo e quantidade de alimentos que ingere que deve ser tido em conta, mas também o momento em que são ingeridos. Uma incorrecta escolha alimentar pode impedir que o atleta atinja o seu máximo potencial e até mesmo ter implicações no seu estado de saúde. Procuramos assim sensibilizar os atletas para uma alimentação mais consciente, com base científica e que o encaminhe para um ainda maior sucesso no seu percurso desportivo.

Suplementação desportiva – Sim ou não?
O uso de suplementos pelos atletas ainda é questionável e há diversos estudos que condenam o uso dos mesmos. O principal argumento é o de que não sabemos ainda quantificar, com precisão, o aumento das necessidades nutricionais geradas pelo exercício que dê suporte ao uso de suplementos mas a verdade é que actividades físicas diferenciadas podem gerar necessidades também diferenciadas. O recurso à utilização de suplementação é sempre feito após uma avaliação individual das reais necessidades do atleta - através de exames clínicos adequados e análises laboratoriais.

A nutrição não cria por si só vencedores, mas pode fazer a diferença em determinados momentos competitivos! A Suplementação não transforma um sedentário em atleta…Porém pode decidir se um atleta é ou não um campeão!


 
 E-mail  Comentar  Newsletter  Blog  Partilhar
 Ir para o topo
 
Entradas Recentes
Novo site
segunda-feira, 14 Abril, 2014
Próximos Eventos
       


2009 © NBRSolutions,Lda. - Todos os direitos reservados.