|
Esforovite feita de cogumelos?
Quarta-Feira, 8 Setembro, 2010
Aqui está um tema, que apesar de não estar directamente relacionado com a nutrição e saúde, eu diria que está indirectamente relacionado, por duas razões:
- primeiro, porque se trata de cogumelos
- segundo, porque se trata do ambiente, logo, da nossa saúde.
Encontramos algo que consideramos muito interessante, e esperamos que este produto chegue a Portugal - esferovite feita a partir de compostos como: trigo sarraceno e cogumelos.
Para mais informação pode ver aqui
|
Publicado por: Nutrição Funcional |Comentários: 0
Etiquetas: Curiosidades0>
|
| |
|
"Anjos e Demónios" - a rubrica apresentada pelas nossas 2 nutricionistas da Biosfera já está disponível online
Segunda-Feira, 6 Setembro, 2010
A rubrica "Alimentos Anjos e Alimentos Demónio" apresentados ao longo de 4 semanas no programa Biosfera da RTP2.
Aqui estão os respectivos links:
- 1º Apresentação (episódio nº 277 -Férias ecológicas)
Alimento Anjo: Azeite
Alimento Demónio: Óleos Vegetais Refinados
(a partir do minuto 35)
- 2º Apresentação (episódio nº 278 - O Futuro do Sudoeste Alentejano)
Alimento Anjo: Cereais Verdadeiramente Integrais
Alimento Demónio: Cereais Refinados e Açucarados
(a partir do minuto 35)
- 3º Apresentação (episódio nº 279 - O Natureza recupera)
Alimento Anjo: Compotas com Pectina
Alimento Demónio: Compotas com Açúcar.
(a partir do minuto 33)
- 4º Apresentação (episódio nº 280 - Da Reabilitação à regeneração urbana)
Alimento Anjo: Água
Alimento Demónio: Bebidas açucaradas e com corantes
(a partir do minuto 36)
|
Publicado por: Nutrição Funcional|Comentários: 0
Etiquetas:
|
| |
|
Extracto de azeite apresenta um efeito neuroprotector
Sexta-Feira, 3 Setembro, 2010
Segundo um estudo publicado recentemente no Pharmacological Research, um composto contido no azeite chamado hidroxitirosol, em um efeito neuroprotector.
Segundo os autores deste estudo, este composto fenólico foi capaz de impedir, em ratos, a degeneração dos neurónios associada ao envelhecimento.
Comentários:
- mais um ponto a favor do azeite virgem extra, e mais uma razão porque o nomeamos alimento "Anjo" da nossa alimentação.
|
Publicado por: Nutrição Funcional |Comentários: 0
Etiquetas: Nutrição e Cerebro0>| Nutrição e envelhecimento0>| Dieta mediterranica0>
|
| |
|
Efeito protector da vitamina E nas infecções respiratorias depende da nossa genética
Quarta-Feira, 1 Setembro, 2010
O papel protector da vitamina E na prevenção de infecções respiratórias nos idosos depende da nossa genética. Esta é a conclusão de um estudo publicado recentemente no American Journal of Clinical Nutrition.
Segundo os autores do estudo, idosos com um determinado perfil genético obtiam mais vantagens com a suplementação desta vitamina.
Comentários:
- a nutrigenética está cada vez mais a fazer parte dos nossos dias, e dentro de alguns anos não vai fazer sentido nenhum elaborar um plano alimentar ou de suplementação, sem antes fazer o estudo genético desse mesmo individuo.
- mas esta Nutrição do Futuro já está disponível, e só através dela é que podemos ter os dados mais correctos para a prevenção de inúmeras doenças, onde a nutrição tem um papel importante.
|
Publicado por: Nutrição Funcional|Comentários: 0
Etiquetas: Nutrição e inflamação0>| Nutrição e envelhecimento0>| Nutrigenética e Nutrigenómica0>
|
| |
|
A obesidade infantil considerada motivo para retirar as crianças aos pais?
Terça-Feira, 31 Agosto, 2010
Segundo uma equipa de especialistas ingleses, a obesidade infantil deve ser considerada um caso de negligência por parte dos pais.
Segundo o jornal Publico:
" Pais que não procurem ou rejeitem ajuda, que falhem sistematicamente consultas, que se descuidem nas dietas prescritas e que não tentem reduzir o peso de filhos que sofram de obesidade que comprometa de forma perigosa a saúde, devem ser acusados de negligência? Sim, diz uma equipa de especialistas de saúde infantil do Reino Unido, sublinhando que não é o peso da criança em si que determina se há negligência, mas a atitude empenhada ou não dos pais.
Pode ler a notícia na integra aqui
Comentários:
- A obesidade inflantil é um problema enorme de saúde pública, sendo considerada a causa nº1 de mortalidade e morbilidade, pois está associada à doença cardiovascular, cancro e doença pulmonar obstrutiva.
- como já tinhamos mencionado, em quase um terço das crianças portuguesas entre os dois e os cinco anos estão em estado de pré-obesidade ou obesidade, sendo por isso de extrema importância reverter esta situação.
- mas a culpa não pode ser atribuida apenas aos pais, pois como ´já tinhamos mencionado, a publicidade e a escola são factores importantes que devem ser tidos em conta.
- mas há pais muito interessados na mudança de hábitos alimentares dos seus filhos, mas a verdade é que perante um filho adolescente as coisas tornam-se mais complicadas - foi também a pensar neles que criamos a consulta de Nutrition Coach, onde o adolescente interessado na perda de peso explora o que o impede de conseguir alterar os seus hábitos alimentares - uma ferramenta essencial para uma mudança eficaz destes mesmos hábitos.
- mas como sabemos que por vezes a origem da obesidade não está a apenas nos hábitos alimentares, mas na genética, criamos o aconselhamento nutricional segundo a Nutrigenética
|
Publicado por: Nutrimodulation|Comentários: 0
Etiquetas: Obesidade0>
|
| |
|
Anjos e Demónios - o último episódio desta série
Segunda-Feira, 30 Agosto, 2010
No passado domingo, dia 29 de Agosto, a Biosfera deu o último episódio da uma rubrica denominada Anjos e Demónios da Alimentação, na qual que se abordam e explicam as características nutricionais dos "Alimentos Anjo" e dos "Alimentos Demónio".
Esta rubrica, composta por 4 temas, foi apresentada pelas nossas nutricionistas Daniela Seabra e Helena Santos.
O 4º e último tema, emitido no passado Domingo, nomeou a água como o "Alimento Anjo" e os Sumos Açucarados como o "Alimento Demónio".
Brevemente, teremos o link para que possa ver o episódio online.
|
Publicado por: Nutrimodulation|Comentários: 0
Etiquetas: Nas noticias0>| As nossas novidades0>
|
| |
|
Probióticos na gravidez reduz incidência de Diabetes na gravidez
Sexta-Feira, 27 Agosto, 2010
Segundo um estudo publicado em Junho 2010 no British Journal of Nutrition, a suplementação com probióticos durante a gravidez, diminui a incidência de Diabetes Gestacional (diabetes que ocorre durante a gravidez).
Neste estudo dividiram as grávidas em 3 grupos: 2 dos grupos receberam indicações nutricionais, mas apenas um deles fez suplementação com probioticos. O 3º grupo serviu de controlo, não tendo recebido qualquer formação nutricional, nem suplementação com probióticos.
No final do estudo a incidência de diabetes gestacional no grupo com formação nutricional + suplementação foi bastante menor (13%), que no grupo apenas com formação nutricional (35%) e do grupo controlo (34%)
Comentários:
- este estudo vem revelar mais uma vez, a importância da nossa flora intestinal, em áreas em que aparentemente não têm qualquer relação.
- a presença destas bactérias a nível intestinal tem uma influencia enorme no nosso sistema imunitario, e este tem um influencia enorme na acção da insulina. Conhecendo este mecanismo nao é de estranhar esta relação entre a flora intestinal e a Diabetes Gestacional...
-por isso é que nas nossas consultas recorremos tantas vezes ao estudo da flora intestinal
|
Publicado por: Nutrimodulation|Comentários: 0
Etiquetas: Gravidez e amamentação0>| Flora intestinal e probióticos0>
|
| |
|
3- indol- carbinol: um novo mecanismo na prevenção do cancro da mama
Quarta-Feira, 25 Agosto, 2010
O 3-indol- carbinol é um composto proveniente de vegetais crucíferos do género Brassica (tais como a couve-galega, couve - bruxelas, repolho, couve-lombarda, couve.flor, couve-roxa, os rabanetes ou os bróculos), que tem vindo a assumir um papel promissor na prevenção do cancro, ou mesmo como agente terapêutico.
Segundo um estudo publicado recentemente na American Association Cancer Research, o 3 -indol - carbinol foi capaz de bloquear o desenvolvimento das células neoplásicas da mama.
Comentários:
- já tinhamos publicado anteriormente um estudo que referia as vantagens do consumo de bróculos na prevenção do cancro.
- aproveitamos para reforçar a importância da inclusão destes vegetais nos seus hábitos alimentares: na sopa, cozidos, estufados ou em puré.
|
Publicado por: Nutrimodulation|Comentários: 0
Etiquetas: Prevenção do cancro0>| Nutrição na doença0>
|
| |
|